quarta-feira, maio 5

Sindicalismos

Toda a minha vida (nesta tenra idade) ouvir dizer que os sindicatos apenas serviam para prejudicar os trabalhadores e/ou o país. Não tendo experiência alguma na matéria, era coisa sobre a qual nem sequer opinava. Mas, verdade seja dita, com os últimos acontecimentos dá bem para dar razão a quem mo dizia.
Veja-se o que se está a passar na Grécia de momento. Muito bem que a população possa estar revoltada, porque vão pagar os pobres pelos erros dos ricos. Mas as condições são bem claras, se a União Europeia vai ajudar, todo o país têm que se submeter aos sacrifícios impostos. De que adiantam agora todas estas greves "empurradas" pelos sindicatos? Ajuda alguma coisa? Não! Agrava a situação de um país que só piora de cada vez que pára para fazer greve. E desencadeia uma série de confrontos e acidentes entre quem não se sabe conter nestes protestos...
Outro caso que me faz cisma é o da Rodhe. Não podia a empresa continuar aberta e assegurar o emprego de pelo menos uma centena de pessoas (na esperança até que bons ventos viessem e voltassem os restantes)? Não! Consta que os sindicatos dizem que o melhor é a empresa fechar de vez (e por consequinte desempregar 800 e tal pessoas). Toca a vender tudo para distribuir os lucros e pagar as dívidas.
Um outro caso, já mais pessoal, é o de uma pessoa amiga que ultimamente não tem nada de colorido na sua situação profissional. Inscreveu-se no sindicato para estar informada, até aí muito bem. Supostamente, se decidir avançar para processo, tem apoio do sindicato para iniciar tudo em tribunal. Mas e depois? Independentemete da decisão, será ela (como já há outras) a sofrer as consequências de tudo sem sindicato que a ajude...
É tudo muito bonito, meus amigos, mas apenas de aparência! Será que pelo mundo fora e, principalmente em Portugal, tudo o que devería funcionar para ajudar o povo e o país funciona assim tão mal??

Sem comentários: