quinta-feira, outubro 22

O inesperado acontece

...
...e perturba. Pura e simplesmente porque muitas vezes não damos motivos para que desconfiem de nós, para que nos julguem, para que algo nos seja feito ou dito. E depois há toda uma surpresa negativa que chega como um estalo na cara.
Porquê? Parece ser tão negativa a ideia que os outros fazem de nós, tornando necessário dizer o que jamais esperamos ouvir. Não quer dizer que não possa existir uma milésima de razão. Mas o modo como o dizem, as circunstâncias em que o dizem, o julgamento que fazem para o dizer... é isso que magoa!
Quando nada se faz pela calada, "peca-se" pela sinceridade de ter tudo em pratos limpos. Um acto único e inocente facilmente é tido como frequente e pecaminoso e logo serve para julgar. Vendo os outros agir pelas costas, acabamos por ser nós os criticados ao tentar ser fiéis aos valores [porque é de valores e princípios que uma pessoa se faz - para mim, é isso o importante da educação e não a educação propriamente dita].
Ainda há dias ouvia «sempre foste submissa e inocente». Embora num contexto diferente, realmente agora dá para pensar. Ganhou sempre mais quem sempre agiu sem nada contar, sem ninguém respeitar, do que quem sempre tentou uma vida correcta.
...

1 comentário:

ser estranho disse...

quando se leva a vida de forma correcta, somo sempre penalisados isso é uma verdade, o motivo de tal será que ficam a pensar no que poderá acontecer e imaginam coisas.
mesmo com certo tipo de injustiças, ficamos de consciência tranquilia por saber que não estamos a cometer nenhum erro...