sexta-feira, fevereiro 5

Factos

Facto é que não vou muito à bola com o Sr. Alberto João Jardim. É facto, mas até ponho isso de lado. Facto também é que não gosto muito de discutir política. É facto, nem interessa a cor da camisola. Facto ainda é que não ando propriamente a nanar e há ocasiões em que ver os noticiários me enche e dá voltas ao estômago.
Vejamos, o noticiário da noite começa e até parece que não há mais nada no país do que a discussão do orçamento para as regiões autónomas. Pelo menos, foram 20 minutos sem interregno dedicados a isso. Alguma decisão comunicada? Não! Ou era porque "pessoa A" acabava de sair, ou era porque "pessoa B" acabava de discursar, mas nunca para fazer chegar ao povo portugues alguma informação relevante. O que se fez? Cortar o som enquanto não passavam outras notícias, naturalmente...
Mas agora vejamos. Esta «coisa» das regiões deixa-me algo para o revoltada. Digo «coisa» porque já nem sei se é "fait-diver" ou o que é. Mas faz pensar e não é pouco. Ora então, o Sr. Jardim decidiu (não sei há quanto tempo) baixar o valor do iva no arquipélago para 14%. Quer isto dizer que os madeirenses têm uma qualidade de vida melhor do que a nossa, continentais, com todos os produtos 6% mais baratos em impostos. Ganhando mais ou o mesmo que nós, gastam menos e poupam mais. Mas agora esse mesmo Sr. quer apoios para o arquipélago para compensar as supostas perdas desde então?!? Mau! Primeiro, se a região autónoma não tinha poder económico para sustentar esta decisão, porque a tomou? E segundo, para mim mais crucial, o que é que os continentais têm a ver com isso e porque é que agora havemos de pagar dos nossos bolsos para melhorar a vida daqueles que já tem vindo a viver melhor do que nós??
Perdoem-me se não estou com uma boa percepção da «coisa», mas que me irrita e faz confusão, faz...

Sem comentários: