quarta-feira, abril 30

Golaço

Desculpem, mas p'ra quem aprecia futebol como eu (até assisto a jogos dos adversários do FCP) é impossível não ter gostado do "golaço" de Romagnoli no último Sporting vs. Marítimo lol Sorri, duvidei, revi e aplaudi ainda mais do que, por exemplo, o golo de ontem do Scholer que levou à vitória do Manchester sobre o Barcelona. Vejamos se o Chelsea vs. Liverpool nos reserva algo melhor para hoje... lol


terça-feira, abril 29

Dirty Dancing

Porque hoje é o Dia Mundial da Dança, relembro aquele que ficou como o filme da minha vida e que fez nascer em mim a paixão pela dança... Pena que as condições económicas só permitiram a escola de ballet municipal, em vez da academia de danças (não se pode ter tudo lol)


segunda-feira, abril 28

Everybody...yeah...Rock Your Body

"Vão quatro mulheres do Norte a caminho de Lisboa, p'ra mais um fantástico concerto RFM" - anunciava a locutora - "e pela sms que enviaram parece que é uma viagem bem animada. Divirtam-se meninas!" lolol E lá íamos todas contentes, a ouvir falar de nós na rádio, ansiosas por um daqueles concertos que veio despertar as melhores memórias da nossa adolescência...


sábado, abril 26

De objectiva na mão em horas de condução...

Mesmo a trabalhar, alegro-me pela liberdade de "voar" pela estrada...
e encanto-me com as belas e inesperadas paisagens que a natureza oferece.

Porque a vida se apresenta como o fogo... ora nos serve, ora nos consome.

sexta-feira, abril 25

Nossa liberdade acaba onde a dos outros começa

"O melhor, fica sempre p'ra nós, guarda-o contigo."
[porque o teu confidente, confidente tem]
...
Foi sempre um dos conselhos que mais ouvi da minha mãe desde tenra idade. Espírito contraditório, como sempre, foi também daqueles que mais desvalorizei. Mas o tempo passa. Envelhecemos, amadurecemos e aprendemos que os nossos pais têm a razão dada pela experiência da vida. E há aprendizagens p'ras quais não é necessário envelhecermos muito. Felizmente, ou infelizmente, tomei consciência disso cedo e, nesse aspecto, dou graças por sempre ter sabido prezar o valor dos que me geraram. Pena que, por vezes, só me lembro da razão que têm quando a vida me apresenta realidades amargas.

quarta-feira, abril 23

Dia do Livro

"UM ECO DISTANTE"
«Às quatro da da madrugada, em finais de Dezembro, a neve cobre a cidade universitária de St.Andrews. Alex Gilbey e os seus três melhores amigos regressam a casa depois de uma festa quando tropeçam no corpo ainda com vida de uma rapariga. Rosie Duff foi violada, apunhalada e deixada ali para morrer e os únicos suspeitos são os quatro estudantes que, ao tentarem socorrê-la, ficaram manchados com o seu sangue.
Vinte e cinco anos mais tarde, a polícia monta uma operação para rever casos antigos que não tinham sido solucionados e, entre eles, o da assassínio de Rosie Duff. Mas há alguém com uma ideia diferente de como a justiça deve ser aplicada... Um dos quatro amigos do quarteto inicial morre num incêndio suspeito. Pouco depois, um segundo é morto no que aparenta ser um assalto. Alex teme o pior - alguém está a vingar a morte de Rosie Duff e ele tem de descobrir quam realmente a matou, antes que se torne a próxima vítima.»
...
Outros que aconselho:
Um soberbo thriller psicológico, no qual assassínios ocorridos na actualidade são motivados por acontecimentos do século XVIII e pelo motim a bordo da Bounty. Um enredo muito inteligente, manuscritos perdidos, enigmas com mais de duzentos séculos, um mistério numa aldeia isolada e uma atmosfera de cortar a respiração fazem de deste livro, vencedor do Portico Prize de Ficção, uma fascinante excursão ao melhor que Val McDermid já escreveu.

terça-feira, abril 22

Dia da Terra

Em jeito de homenagem à "Mãe Natureza" (embora tenha sido escrito a pensar no dia da mãe, que se aproxima) :
...
...
...todos fomos crias um dia e todos fomos gerados numa imensidão. Mãe natureza, ou Mãe natural, jamais passariamos sem sua existência. E porque um dia abrimos a boca para nela ou por ela sermos alimentados, mesmo quando nos tornamos passaros livres devemos abri-la para espalhar melodias de gratidão...

segunda-feira, abril 21

Dr.House avalia Mantorras

Só os "Gato" p'ra se lembrarem disto... lol

Don't give up...

...if you give up now, who's gonna lose??

sexta-feira, abril 18

'tou nem aí...

...p'ra politiquices e negociatas de empresas multinacionais, desde que não interfiram muito (ou nada mesmo) com a minha vidinha pacata; mas desta vez não é o caso! Onde é que já se viu a Galp comprar a Esso a uma escala ibérica?!? Impensável !! Não há uma Autoridade da Concorrência que nos valha? Caramba, nós portuguesinhos somos roubados todos os dias até dizer basta e ainda nos querem "roubar" as escassas possibilidades de opção que, ainda por cima, nos saem mais favoráveis aos bolsos?? Já não se vêem muitas bombas da Esso por aí, é verdade; mas vêem-se! E por poucas que sejam permitem-nos poupar pelos menos uns 0.03cêntimos/lt em todos os abastecimentos e isso ao final de uma semana, um mês,um ano, reflecte-se bem nas economias dos portugueses.
Um "miserável" precisa de trabalhar, p'ra isso, precisa de se deslocar (porra, até ao fim de semana precisamos de passear, pelo bem da nossa saúde mental), mas todas as semanas (se não mesmo, todos os dias) levamos com aumentos nos postos de abastecimento nacionais. Isto parece uma selva, uma autêntica selva sem uma lei que valha os nossos interesses. Empresários e Estado metem constantemente dinheirinho aos bolsos e o mais comum dos mortais não tem p'ra onde se virar.
É "comer e calar", mas isto assim não pode continuar!! :( Fiquei fula só por ouvir uma notícia que punha a hipótese de ... , juro que fiquei!! Se isto chega a vias de facto, nem sei...

Trocando ideias...

...surgiu uma que ambos tivemos em dias diferentes sem que tivessem havido comentários. Um jogo, digamos. Eu escrevo, ele ilustra. Na primeira tentativa fizemos ao contrário, só p'ra ver se nos entendíamos... Na segunda, eliminamos a dúvida de quem seria melhor fotografo (ele, obviamente)... lolol...O resultado foi:



"O amor, no seu conjunto, não se reduz à emoção nem ao sentimento, que não são senão alguns dos seus componentes. Um elemento mais profundo, e de longe o mais essencial de todos, é a vontade, que tem o papel de modelar o amor no homem."
(Karol Wojtyla)
...


Só tu me olhas assim. De forma crente e esperançosa, assistes ao meu lado sombrio e consegues perceber qualquer luz que haja em mim. Porque beleza todos temos, mas interiormente nem sempre a conseguem ver.

quinta-feira, abril 17

:(

...
"Entre amigos, as frequentes censuras afastam a amizade."
...
Sempre sábio, Confúcio...
...
"Se o Homem fosse severo consigo próprio e generoso com os outros, nunca daria azo a ressentimentos."

terça-feira, abril 15

Ando assim...

...um tanto ao quanto com desejos de comida italiana. Não de um prato qualquer, mas de uma delícia que comi pela última vez há um ano em NY... "tagliatelle al vodka"! Nham Nham Quem nunca provou, não sabe o delicioso que perde. Nem é que eu seja muito viciada em massas, mas diga-se que a cozinha italiana me deixa sempre com água na boca só de ouvir falar e ultimamente deu-me p'ra isto, talvez por ouvi falar na tv, qui ça!?

Ora, hoje não troco o meu FCP, mas a vontade tem sido tanta que já pondero ir a um "ristorante" nos próximos dias, nem que seja sozinha. Se, entretanto, alguém quiser fazer as honras da casa, deixo aqui uma sugestãozinha: (não esqueçam é de convidar lol)

Ingredientes
Tagliatelle all'Uovo: 500 g Camarão 21/30: 500 g Bacon em juliana: 100 g Alho: 2 dentes Cebola: 125 g Tomate: 150 g Vodka: 0,5 dl Azeite: 0,5 dl Manteiga sem sal: 20 g Manjericão: q.b. Sal: q.b. Pimenta: q.b.
Preparação
Coza o tagliatelle all'Uovo em água temperada com sal, escorra e envolva com um fio de azeite. Descasque o camarão deixando o rabo, tempere com sal e pimenta e salteie em azeite. Flamejar com vodka. À parte, prepare um fundo com azeite virgem, bacon, alho e a cebola picados e deixe cozinhar até que esta fique transparente. Molhe com a vodka e junte o tomate, previamente limpo e cortado aos cubos. Junte a manteiga sem deixar levantar fervura. Adicione o camarão e rectifique os temperos. Misture tudo e sirva num prato fundo, polvilhado com manjericão picado.
Sugestões
Acompanhe com vinho tinto à temperatura ambiente.

segunda-feira, abril 14

Porto sentido

...nesse teu jeito fechado, de quem mói o sentimento...


domingo, abril 13

Alerta aos navegantes:

Esta vida é minha! Independentemente de gostar muito ou pouco dela, de a viver correctamente ou de forma mais desleixada, é a minha vida... Minha! E dizer isto significa que estou farta que me tentem controlar o rumo ou atirar boias de salvação, quando eu mesma não sei se preciso delas...
Doravante, não mais deixarei que me indiquem um farol. Eu mesma o verei quando souber que é o indicado. E se não conseguir fazê-lo, problema meu. Sou humilde o suficiente para enviar um pedido de s.o.s, quando necessário...
O que não quero e tentarei não permitir mais é que outros barcos venham na minha direcção e me perturbem o caminho. Ou melhor, não permitirei que aqueles que navegam a meu lado me coloquem em marés de tempestade! Porque a vida já é complicada por si mesma, porque viver a sério (e não existir apenas) já não é tarefa fácil...
Não escolhemos o oceano em que navegamos, mas podemos tentar controlar as embarcações que nos acompanham. Como qualquer navegante que se preze, não desejo icebergs no meu caminho e tento desviar-me das rotas que anunciam tempestade. E, assim sendo, não quero comigo cargas negativas...
Custou-me aprender a nadar, demorei para aprender a navegar e não tenciono remar para trás. Estendi velas de optimismo e espero que bons ventos me encaminhem para um porto de felicidade...

sexta-feira, abril 11

Autopsicografia...

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.
E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.
E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.
...
...sempre foi um dos meus poemas preferidos, talvez até o único que decorei e por aí vou citando quando me lembro. Sempre gostei de Fernando Pessoa, homónimo ou heterónimo, nos longos estudos de português, deve ter sido a matéria que mais me cativou. E este poema... Digamos que o leio e me identifico com ele!? Ultimamente, então, tenho alguns dos versos sempre a vir à cabeça...

quinta-feira, abril 10

Despertar paixões...

...é o que me tem acontecido ultimamente!
Não falo de paixões carnais, de amar o ser-humano. Falo, isso sim, de despertar o gosto por aquelas actividades que me davam prazer e que, não sei porquê, fui abandonando ou desleixando com o tempo. Falo do "bichinho do teatro" que me tem assombrado, quatro anos volvidos desde que deixei os palcos. Falo do encantamento pela natureza que faz renascer o vício da fotografia e andar sempre de máquina na mão. E, mais do que tudo, falo da paixão pela escrita! Da sensação de liberdade e tranquilidade que dá pôr as palavras em papel, de deixar fluir tudo que vai cá dentro, sentindo-me eu própria enquanto escrevo.
No meio de tanta confusão nesta cabeça, graç'a Deus que ainda vou identificando e conseguindo algo que me dê gosto fazer... porque só assim me revejo no caminho p'ra felicidade.

terça-feira, abril 8

Profs... a culpa é deles! lol

"Neste momento, é óbvio para todos que a culpa do estado a que chegou o ensino é (sem querer apontar dedos) dos professores. Só pode ser deles, aliás. Os alunos estão lá a contragosto, por isso não contam. O ministério muda quase todos os anos, por isso conta ainda menos. Os únicos que se mantêm tempo suficiente no sistema são os professores. Pelo menos os que vão conseguindo escapar com vida. É evidente que a culpa é deles.
E, ao contrário do que costuma acontecer nesta coluna, esta não é uma acusação gratuita. Há razões objectivas para que os culpados sejam os professores. Reparem: quando falamos de professores, estamos a falar de pessoas que escolheram uma profissão em que ganham mal, não sabem onde vão ser colocados no ano seguinte e todos os dias arriscam levar um banano de um aluno ou de qualquer um dos seus familiares.
O que é que esta gente pode ensinar às nossas crianças? Se eles possuíssem algum tipo de sabedoria, tê-Ia-iam usado em proveito próprio. É sensato entregar a educação dos nossos filhos a pessoas com esta capacidade de discernimento? Parece-me claro que não. A menos que não se trate de falta de juízo, mas sim de amor ao sofrimento. O que não posso dizer que me deixe mais tranquilo. Esta gente opta por passar a vida a andar de terra em terra, a fazer contas ao dinheiro e a ensinar o Teorema de Pitágoras a delinquentes que lhes querem bater. Sem nenhum desprimor para com as depravações sexuais - até porque sofro de quase todas -, não sei se o Ministério da Educação devia incentivar este contacto entre crianças e adultos masoquistas.
Ser professor, hoje, não é uma vocação; é uma perversão. Antigamente, havia as escolas C+S; hoje, caminhamos para o modelo de escola S/M. Havia os professores sádicos, que espancavamalunos; agora o há os professores masoquistas, que são espancados por eles. Tomando sempre novas qualidades, este mundo.
Eu digo-vos que grupo de pessoas produzia excelentes professores: o povo cigano. Já estão habituados ao nomadismo e têm fama de se desenvencilhar bem das escaramuças. Queria ver quantos papás fanfarrões dos subúrbios iam pedir explicações a estes professores. Um cigano em cada escola, é a minha proposta.
Já em relação a estes professores que têm sido agredidos, tenho menos esperança. Gente que ensina selvagens filhos de selvagens e, depois de ser agredida, não sabe guiar a polícia até à árvore em que os agressores vivem, claramente, não está preparada para o mundo."
...
Ricardo Araújo Pereira in Opinião, Boca do Inferno, Revista Visão

Metamorfoses

..."ninguém é insubstituível"...
Assim diz a máxima que é, talvez, a maior verdade mundial que por aí se cita. Então, toca a arranjar quem me substitua, porque vou tentar uma nova (desta vez, verdadeira) metamorfose.

segunda-feira, abril 7

Alimentos e Sexo

As coisas que uma pessoa aprende a ver os ditos programas culturais no dito canal público de televisão quando, em avançadas horas da noite, se senta com insónias em frente a um televisor... "Alimentos e Sexo" era o nome do programa que, em escassos 30 minutos, quis desmistificar algumas das ideias criadas acerca da influência daquilo que comemos sobre a sexualidade humana. Apresentaram, para isso, algumas experiências realizadas em terras americanas e britânicas. Constate-se algumas das questões e respostas apresentadas (do que o sono permite lembrar):
...
1)Os alimentos ditos afrodisíacos realmente funcionam?
O grupo passou por uma experiência em duas fases. Numa primeira, eram confrontados com modelos femininos e masculinos escolhidos "a olho", perante os quais homens e mulheres reagiam com maior ou menor intensidade, mas sempre com uma reacção de carácter sexual. Na segunda fase, as mesmas cobaias eram "presenteadas" pelos modelos com uma bandeja cheia de alimentos ditos afrodisíacos (chocolates, morangos, ostras, etc), mas veio-se a constatar que não havia qualquer reacção aos alimentos, apenas se mantinha a reacção fruto do estímulo dos modelos.
...
2)Aquilo que os homens comem afecta a qualidade (entenda-se sabor) do seu sémen?
Alguns casais predisposeram-se a testar esta teoria. Durante algumas semanas, os homens foram separados das parceiras e submetidos a uma rigorosa dieta, cada uma exclusiva em determinados alimentos (fruta, peixe ou carne). Na fase final, os homens cederam amostras de sémen que foram "saboreadas" pelas parceiras de forma a testemunharem se o gosto do fluído estava alterado e para tentar que estas identificassem os respectivos paladares. Coincidência ou não, quase todas notaram a diferença e acertaram na dieta em questão.
...
3)As mulheres comem menos quando se sentem atraídas por quem as acompanha na refeição?
Ao fim se uns quantos jantares com "cromos" escolhidos a dedo e de mais uns quantos acompanhadas por autênticos D.Juans, verificou-se que essa ideia pertence aos tempos antigos. Hoje em dia as mulheres comem bem, ou pouco, quer se sintam atraídas ou não, o que pode variar é a rapidez com que o fazem para despachar ou desfrutar da companhia. (uhm, já não há o pensamento "apetece-me comê-lo de seguida, por isso não posso ter muito peso" lol)
...
4)Uma dieta masculina rica em fruta fresca e legumes/vegetais é ideal para que o sémen se torne mais rico, com maior quantidade de espermatozoides e sendo estes melhores nadadores, ou seja, espermatozoides mais saudáveis que mais facilmente conseguirão alcançar um óvulo e proporcionar a gravidez. Isto deve-se a uma maior ingestão dos radicais livres que irão combater os demais elementos nocivos da alimentação e do organismo humano que, regra geral, atacam e prejudicam a qualidade do sémen levando muitas vezes à infertilidade masculina. (aos que querem ser pais, vejam lá se não culpam sempre as mulheres)
...
Terminada a aulinha, resta dizer "the end". lolol

(à parte)

BUUU !!!
Assustei? Ups, desculpem, era só mesmo p'ra testar... Parece que ultimamente virei fantasma, ou melhor, pessoa invisível e queria ver se isto do "buuu" realmente resultava p'ra me verem !?!

domingo, abril 6

Weekend em festa...

Festança que se valha, tem que ser vivida a dobrar! Talvez por isso mesmo, neste fim de semana da festa de N.ª Sr.ª da Saúde aqui na minha terrinha, o meu tão adorado FCP deu-me a alegria de festejar mais um título e aumentar o ambiente de festa... Tri-Campeõooeeesss!!! Já somos tri-campões, carago :-) Lindo! Lindo! Lindo! É o que de mais simples, mas verdadeiro, se pode dizer sobre o jogo. Vá lá, o Estrela não foi um adversário fraco e, sinceramente, acho que não merecia ter levado tantos, mas o FCP estava motivado... Que fazer?! Sábado, sim, vimos um jogo de um 11 colectivo, com todos os dragões a mostrarem o porquê de fazer parte desta equipa imbatível. Poooooorto
...
Mas porque não gosto do "vira o disco e fala sempre do mesmo", domingo foi um novo dia e, esse sim, passei-o na terrinha (entenda-se, a minha grande cidade Gueifães) com visita das amigas p'ra dar uma voltinha no carrocel (os matrecos tiveram que ser adiados, porque eramos só três marrecas lol). Num dia em que se almoçou tardiamente, a meio da tarde as meninas ainda não tinham a digestão feita, mas nem isso nos tirou a vontar de fingir uns valentes gritos como se a adrenalina estivesse ao rubro (entenda-se que quem está habituado aos parques de diversões internacionais, não encontra nada em Portugal que faça gritar com medo lol). Resultado da carroçaria? O primeiro ainda não tinha começado e já se ouvia "ai mãezinha, que eu devia ter ido pr'o banco de trás". Lá fomos nós disparadas p'ras alturas, a rapariga saiu mais branca do que o normal, mas ainda se aguentava bem firme. lol De seguida veio o "swing", de onde alguém sai a dizer "olha que eu vou virar o barco". Uff, abençoado aviso que deu tempo de ir p'ra trás dos trailers e evitar um banho de vómito. lol Seguiram-se as "fire balls", mas aqui já só alinhamos duas. Fartas de carroceis que muito prometem e pouco cumprem, deu pelo menos p'ra "grizar" com os vizinhos sobre os quais rezavamos p'ra não virarem o barco em cima de nós. lol Bem, o passeio não foi de longa demora, mas valeu q.b. quanto mais não seja pela companhia (trio que se preze, daqueles que saem em revistas como nós, não podiam ser vistas por muito tempo em festas populares). Na brincadeira... foi uma tarde "Yeehhh" :-) E agora segue-se Domingos Moça ao vivo no Bar da Praia... (é sempre a bombar lol)

sexta-feira, abril 4

É-te com cada um...

Achava eu que era "maluca" e andava muitos quilómetros para ir fazer praia na Agudela, ou mesmo no Mindelo, tendo as praias de Matosinhos, Leça e Gaia aqui bem mais perto. Mas qual o meu espanto quando hoje descubro que tenho um colega de Barcelos que, mesmo com todo o litoral de Esposende/Ofir/Apúlia à beirinha de casa, vem fazer praia para o Porto, ou melhor, para a Madalena em Gaia... Arre! Há pessoal que ainda tem hábitos mais "excêntricos" do que eu. lolol
...
E por falar em praia, com este calor infernal não apetece outra coisa! Passar um dia (quase inteiro) a fazer entregas é um castigo, mesmo p'ra quem adora andar na estrada a conduzir como eu... Sentir a roupa toda molhada e colada ao corpo é uma sensação imensamente desagradável... Mas, p'ra mim, pior do que isso é a "tortura psicológica" de amigos que mandam mensagem a dizer que se está muito bem na praia. Oh, por favor!?! Uma pessoa nem direito tem a sair p'ra se sentar um pouco numa esplanada a comer um geladinho, nem sequer dá p'ra sair p'ra ir a casa tomar um duche e refrescar o corpinho... E este pessoal vem dizer que está na praia?! Não nasci mesmo com sortinha na vida, mas ainda assim acho que vou tentar negociar um horário de verão com o patrão p'ra ter pelo menos uma tardezinha livre p'ra praia. (sonhar não custa. não é verdade?)
...
Obs.: não questionem o português do título deste post, porque foi "copiado" do nome do blog de uma grande amiga.

quinta-feira, abril 3

-/-

Li a seguinte citação (que me chamou à atenção por estar ilustrada com borboletas) :
...
«A felicidade é como uma borboleta que, quando perseguida, foge das suas garras. Mas que pode pousar no seu ombro se você ficar quieto e imóvel.»
...
A felicidade surge assim? Ahhh. E o dinheiro cresce numa árvore, não?!?
(desculpem, mas isto transmite-me que a felicidade vem sem fazermos nada por ela)

quarta-feira, abril 2

Futebolísticamente falando...

Buáaa - "Das palavras aos actos, a anunciada renovação do contrato de Jesualdo Ferreira, por um ano, será celebrada hoje, ao início da tarde, no auditório do Estádio do Dragão." (in JN) - Celebrada?!? Por quem? Só se for mesmo pelo mister, porque no que respeita a massa associativa do FCP, creio que todos ficamos como que em estado de luto com a notícia da renovação. :( Ora bolas, vai uma pessoa ler as páginas do jornal para tentar descobrir qual a "peta" de ontem (dia dos enganos) e dá de caras com uma notícia destas! Não me importava nada de a ter lido ontem, creio que não teria dúvidas de que era a mentira do dia...
...
"De acordo com informações recolhidas, o F. C. Porto coloca a hipótese de não recorrer de uma eventual sentença desfavorável, "aceitando" a perda de seis pontos ainda na presente época." (in JN) - E ainda têm dúvidas?!? lol Ultimamente, o Pintinho pode ter tido alguns actos menos racionais (p'ra mim, a renovação do Jesualdo), mas o homem de burro não tem nada. Ora! Vamos lá fazer contas e pensar um pouco (naquilo que p'ra mim é lógico):: neste momento, o FCP tem 16 pontos de avanço sobre Benfica e Guimarães. Considerando que não perdemos nenhum ponto nas seis jornadas em falta, mantemos ou aumentamos esta vantagem, consoante os resultados dos adversários. Chegados ao final do processo em causa, se o clube não recorrer de uma sentença desfavorável, o FCP perde seis pontos que, subtraídos à pontuação actual, manter-nos-iam com uma vantagem de 10 pontos. O FCP sagrar-se-ia TriCampeão Nacional sem que o título fosse posto em risco, ou seja, nada nos afectaria!
Agora, consideremos que o FCP recorre de uma eventual sentença desfavorável. Sujeita-se a igual perda de seis pontos, MAS no próximo campeonato 2008-2009, ou seja, em dois jogos que vença, o resultado não seria somado. Acham que isso interessa a alguém? Do meu ponto de vista, não me parece! Está bem que o FCP é sempre o grande FCP. Mas uma nova época significa várias mudanças na nossa e restantes equipas, possivelmente um campeonato mais competitivo do que o deste ano e não creio que interesse a alguém (excepto adversários) que o FCP entre em campo com a garantia de perder pontos.
Posto isto, que atitude se espera do FCP? Ora, mesmo não querendo admitir a culpa no processo, é menos prejudicial "engolir e calar", perdendo os seis pontos agora, do que recorrer e (quase que garantidamente) voltar a sofrer uma sentença desfavorável que nos penaliza na próxima época.
...
(à parte: sou portista, mas não sou cega nem gosto de vitórias injustas; certo era o empate com o Belenenses; vê-se nitidamente que não há penalti algum)